A incrível, mas não surpreendente, semelhança entre o VAREJO e o FUTEBOL.



No futebol a "dança das cadeiras" dos treinadores, em especial no Brasil, não é mais novidade para ninguém. Mas, por que a troca de clubes é tão intensa entre os técnicos?

Vou trazer aqui dois fatores?

1 - Falta de projetos sólidos e entendimento desses projetos, por parte da diretoria dos clubes

Para explicar esse primeiro fator, vamos falar um pouco sobre projetos.

Todo e qualquer projeto exige tempo, tempo esse que muitas vezes os treinadores não tem, e não conseguem dar sequência em seus trabalhos. Poucos e raros projetos têm resultados em curto e/ou curtíssimo prazo, como "exigem" alguns executivos e cartolas do futebol.

2 - Dinheiro

Esse é, talvez, o maior e mais motivador dos fatores. Sim, tem o fator "projeto", citado acima, muitas vezes interrompido pelo "topo da pirâmide" dos clubes, mas também existe o FATOR DINHEIRO, onde muitos treinadores trocam de clubes por uma proposta financeira melhor.

Mas onde isso se parece com o VAREJO?

Vamos lá!

Não é raro vermos gestores sendo desligados de algumas companhias por não "entregarem a meta" durante um determinado período de tempo. Claro, bater meta é um dos principais objetivos de um gestor, mas será que o problema se resolve ao trocar esse gestor? Algumas vezes sim, MUITAS VEZES NÃO. Aí está a primeira semelhança, muitos PROJETOS são interrompidos em curto prazo.

A outra semelhanca é quando falamos em DINHEIRO. Quantos profissionais são "assediados" por outras empresas todos os dias? Aí, se não há um projeto bem definido, uma projeção e trilha de carreira, claras, os profissionais acabam trocando de empresa pelo fator financeiro.

Quer outra semelhança?

GERALMENTE, os melhores profissionais, no FUTEBOL ou no VAREJO, estão empregados. Isso explica parte da causa do "êxodo corporativo e laboral".

Faz sentido, sim ou não?




Escrito por:

Mirailson Carvalho
Gestor e Coach em Gestão de Pessoas e Liderança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem não tem uma agenda, vira a agenda de alguém."